ENTRE TRAMAS E FIOS – A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA GRIÔ – EXTRATOS DE UMA EXPERIÊNCIA AUTOETNOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p13-25

Palavras-chave:

Educação Física, Pedagogia Griô, Decolonialidade, Educação das relações étnico-raciais

Resumo

O presente artigo é oriundo da tese de doutorado “Tecendo saberes, tramando a vida – a Educação Física e a Pedagogia Griô: uma experiência autoetnográfica de uma professora de Educação Física na RME POA”. Nela, a partir de uma autoetnografia e de grupos de discussão, debatemos o processo de formação em Pedagogia Griô como uma possibilidade de construção de uma educação decolonial e do trato com as questões étnico-raciais na Educação Física. O texto apresenta os principais aspectos abordados na tese, incluindo um projeto desenvolvido nas aulas de Educação Física com turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Porto Alegre/RS. Tal foi denominado “Corpo e Ancestralidade” e abordou as questões étnico-raciais a partir da perspectiva da Pedagogia Griô. Procuramos refletir sobre os lugares de fala e de vivência da branquitude como espaços de privilégios; sobre o elemento tempo e seu impacto na vida pessoal e profissional da docente; e sobre a maternidade e os modos de viver essa experiência que impactam na docência em Educação Física.

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Biografia do Autor

Gabriela Nobre Bins, Secretaria Municipal da Educação de Poá - SMED/POÁ

Professora da RME POA. Doutora em Ciência do Movimento Humano no PPGCMH. Grupo F3PEFICE.

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Titular aposentado da UFRGS. Grupo F3PEFICE.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

BINS, Gabriela Nobre; MOLINA NETO, Vicente. ENTRE TRAMAS E FIOS – A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA GRIÔ – EXTRATOS DE UMA EXPERIÊNCIA AUTOETNOGRÁFICA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 13–25, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p13-25. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18149. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais