CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Raquel Meister Ko. Freitag
  • Mônica Maria Soares Rosário
  • Sammela Rejane de Jesus Andrade
  • Marta Ginólia Barreto Lima
  • Michelle Lima

Resumo

Dado o cenário alarmante de analfabetismo no contexto educacional brasileiro,apresentamos uma revisão das políticas de avaliação, destacando a Provinha Brasil, com seuperfil diagnóstico e aplicação preventiva em ações para minimizar os efeitos do fracasso escolarno que tange ao aprendizado da leitura nos processos de alfabetização e letramento.Discutimos, também, a tendência de se atribuir patologias às crianças que não obtém sucessonos índices de avaliação, no que se denomina de processo de patologização da alfabetização.

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Como Citar

FREITAG, Raquel Meister Ko.; ROSÁRIO, Mônica Maria Soares; ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus; LIMA, Marta Ginólia Barreto; LIMA, Michelle. CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3024. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS