CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR
Abstract
Dado o cenário alarmante de analfabetismo no contexto educacional brasileiro,apresentamos uma revisão das políticas de avaliação, destacando a Provinha Brasil, com seuperfil diagnóstico e aplicação preventiva em ações para minimizar os efeitos do fracasso escolarno que tange ao aprendizado da leitura nos processos de alfabetização e letramento.Discutimos, também, a tendência de se atribuir patologias às crianças que não obtém sucessonos índices de avaliação, no que se denomina de processo de patologização da alfabetização.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
FREITAG, Raquel Meister Ko.; ROSÁRIO, Mônica Maria Soares; ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus; LIMA, Marta Ginólia Barreto; LIMA, Michelle. CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3024. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS