CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR

Authors

  • Raquel Meister Ko. Freitag
  • Mônica Maria Soares Rosário
  • Sammela Rejane de Jesus Andrade
  • Marta Ginólia Barreto Lima
  • Michelle Lima

Abstract

Dado o cenário alarmante de analfabetismo no contexto educacional brasileiro,apresentamos uma revisão das políticas de avaliação, destacando a Provinha Brasil, com seuperfil diagnóstico e aplicação preventiva em ações para minimizar os efeitos do fracasso escolarno que tange ao aprendizado da leitura nos processos de alfabetização e letramento.Discutimos, também, a tendência de se atribuir patologias às crianças que não obtém sucessonos índices de avaliação, no que se denomina de processo de patologização da alfabetização.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

FREITAG, Raquel Meister Ko.; ROSÁRIO, Mônica Maria Soares; ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus; LIMA, Marta Ginólia Barreto; LIMA, Michelle. CULTO À AVALIAÇÃO, PATOLOGIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/3024. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ: QUESTIONANDO CURRÍCULOS, PROVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS