O LÁPIS “COR DA PELE”, QUEM TEM? DESCREVENDO EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÕES RACIAIS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no interior dos projetos do GEABI – Grupo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas cujo objetivo de intervenção no cotidiano escolar visa contribuir para a construção e afirmação de identidade das crianças ali inseridas e chamar a atenção das instituições de ensino para práticas pedagógicas que levem as crianças a ter conhecimento da cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia da pesquisa-ação implementada em uma turma de Educação Infantil calcou-se nas linguagens artísticas como histórias de crianças negras em livros infantis como protagonistas e heróis, assim como materiais didáticos como massa de modelar e lápis de cor. As análises nuançadas pelos desenhos e discursos das crianças indicam que a questão racial trabalhada mediante o ensino comprometido com a diversidade cultural no cotidiano escolar contribui para a afirmação da identidade das crianças negras, e, por outro lado, foi possível observar que a valorização étnico-racial no currículo promove uma sociedade menos racista com possibilidades de reconhecer a diferença como diversidade e potencialidades humanas.Downloads
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Como Citar
DE PINHO, Vilma Aparecida; PARENTE, Francilene de Aguiar; MEDEIROS, Oberdan da Silva; DE CARVALHO, Elen Mayara Bezerra. O LÁPIS “COR DA PELE”, QUEM TEM? DESCREVENDO EXPERIÊNCIAS EM RELAÇÕES RACIAIS COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/8346. Acesso em: 22 dez. 2024.
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PRÁTICAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS E INVESTIGATIVAS MULTI E INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE