EDUCAÇÃO HOSPITALAR NA TRANSAMAZÔNICA NA INTERFACE PROTAGONISMO DOCENTE E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p61-76

Palavras-chave:

Educação hospitalar, Diversidade étnico-racial, Identidade, Protagonismo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o protagonismo docente e a diversidade étnico-racial na Educação Hospitalar na Região da Transamazônica e Xingu – Estado do Pará. As análises são de cunho qualitativo à luz de Severino (2007) e fundamentadas na Teoria da Complexidade de Morin (2002, 2011a, 2011b), problematizando a identidade de ser criança negra e indígena na interface do que Jurandir Freire Costa (1983) denomina de violência racista. Os resultados sinalizaram que: 1) há necessidade de um planejamento didático das ações educativas e socializadoras atenta à diversidade étnico-racial das crianças hospitalizadas; 2) a ausência de profissionais da educação na equipe multidisciplinar do hospital tem contribuído para a ineficiência do atendimento educacional hospitalar das crianças; 3) a identidade é construída na socialização, ou seja, nas relações com o outro.

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Biografia do Autor

Léia Gonçalves de Freitas, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Infâncias Amazônica e Formação Docente – GEPIAFD.

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Etnodiversidade. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Infâncias Amazônica e Formação Docente – GEPIAFD.

Francilene de Aguiar Parente, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Etnodiversidade. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa GEABI.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

FREITAS, Léia Gonçalves de; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; PARENTE, Francilene de Aguiar. EDUCAÇÃO HOSPITALAR NA TRANSAMAZÔNICA NA INTERFACE PROTAGONISMO DOCENTE E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 61–76, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p61-76. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18284. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais