EDUCAÇÃO HOSPITALAR NA TRANSAMAZÔNICA NA INTERFACE PROTAGONISMO DOCENTE E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p61-76Palabras clave:
Educação hospitalar, Diversidade étnico-racial, Identidade, ProtagonismoResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar o protagonismo docente e a diversidade étnico-racial na Educação Hospitalar na Região da Transamazônica e Xingu – Estado do Pará. As análises são de cunho qualitativo à luz de Severino (2007) e fundamentadas na Teoria da Complexidade de Morin (2002, 2011a, 2011b), problematizando a identidade de ser criança negra e indígena na interface do que Jurandir Freire Costa (1983) denomina de violência racista. Os resultados sinalizaram que: 1) há necessidade de um planejamento didático das ações educativas e socializadoras atenta à diversidade étnico-racial das crianças hospitalizadas; 2) a ausência de profissionais da educação na equipe multidisciplinar do hospital tem contribuído para a ineficiência do atendimento educacional hospitalar das crianças; 3) a identidade é construída na socialização, ou seja, nas relações com o outro.
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