Multiletramentos no Programa Residência Pedagógica de Línguas Estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p153-167

Palavras-chave:

Multiletramentos, Programa Residência Pedagógica, Ensino e Aprendizagem de línguas, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo discute resultados de experiências didáticas, ancoradas pelos multiletramentos (ROJO, et al., 2022; ROJO; MOURA, 2012, COPE; KALANTZIS, 2000), desenvolvidas durante a Pandemia de Covid-19 e adoção do ensino remoto emergencial. Tais experiências foram realizadas em escolas públicas da cidade de Aracaju, Sergipe, por participantes do Programa Residência Pedagógica de línguas estrangeiras, da Universidade Federal de Sergipe, entre 2020 e 2022, com financiamento da CAPES (PRP/CAPES/UFS). São apresentadas reflexões sobre a aplicação dos multiletramentos em um projeto intitulado “Conectando línguas: para além das supremacias”. A escolha pelos multiletramentos deu-se em função da necessidade de enfatizar e valorizar a diversidade cultural dos países anglófonos e hispânicos. Como resultado, observou-se que a prática provocou dinâmica à apresentação dos conteúdos, promovendo mais engajamento e participação por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora de língua espanhola DLES/UFS. Doutora em Estudos Linguísticos, UFMG (2018). Grupo de pesquisa: Diálogos Interculturais e Linguísticos-DinterLin. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica.

Juliana Pereira Souto Barreto, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora de língua inglesa DLES/UFS. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, PUC/SP (2016). Grupo de pesquisa: Letramento em Inglês: língua, literatura e cultura. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

ROSA, Acassia dos Anjos Santos; BARRETO, Juliana Pereira Souto. Multiletramentos no Programa Residência Pedagógica de Línguas Estrangeiras. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 153–167, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p153-167. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p153. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Interculturalidades no ensino de Libras e Línguas estrangeiras