A implementação da Lei 10.639/2003 e os impactos na educação de Vitória da Conquista-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p183-199

Palavras-chave:

Afro-brasileiros, Educação, Lei Federal 10.639/03, Relações Étnico-Raciais

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender os caminhos trilhados para a implementação da Lei Federal 10.639/03 na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista-BA. Diante desse contexto, o propósito central da pesquisa é analisar o processo de implementação da Lei Federal 10.639/03 a fim de verificar a maneira pela qual os conteúdos que envolvem a História da África e da Cultura Afro-Brasileira estão sendo ou não materializados e em que medida tem contribuído para a promoção da igualdade racial, a elevação da autoestima e do respeito pelas diferenças. Para o alcance dos objetivos, realizamos uma pesquisa bibliográfica acerca da temática e acionamos alguns documentos que versam acerca da implementação da Lei supracitada. Diante do esforço dessa escrita, pudemos constatar que entre 2005 e 2006 ocorreu à mobilização pela implementação da Lei 10.639/2003, que estabeleceu a criação do Núcleo de Diversidade Étnico-Racial, assim como da disciplina específica História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Diante das narrativas das/os entrevistadas/dos, ficou nítido que nos primeiros anos da implementação ocorreram uma série de formação continuada, contudo em 2017, ano da realização das entrevistas que suportam esse artigo, constatamos que a maioria das escolas não ofertava a disciplina específica e o próprio Núcleo de Diversidade estava inoperante.

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Biografia do Autor

Leonardo Lacerda Campos, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP / Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro / Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - FNLS

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de UNICAMP; Membro do grupo de pesquisa INDDHU - Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos - UNICAMP. Professor Efetivo de História da Rede Municipal de Educação de Porto Seguro-BA.

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora livre-docente da Faculdade de Educação da UNICAMP. Vice-líder do grupo de pesquisa INDDHU - Infâncias, Diferenças e Direitos Humanos e colaboradora do Ceape da UNICAMP. Pós-doutorando pela USP de Ribeirão Preto com supervisão da professora Katia Amorim (CINDEDI).

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

CAMPOS, Leonardo Lacerda; TEBET, Gabriela Guarnieri de Campos. A implementação da Lei 10.639/2003 e os impactos na educação de Vitória da Conquista-BA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 183–199, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p183-199. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p183. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Livre