A plataforma do YouTube como lugar de resistência da piada surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p29-42

Palavras-chave:

Literatura surda, Piadas, Resistência, Valorização Cultural, Plataforma YouTube

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o humor como resistência na literatura surda. Intenciona-se evidenciar o uso e o compartilhamento da língua de sinais como forma de pertencimento cultural, destacando o YouTube como importante meio para a propagação e circulação da Iteratura surda, em especial, para as piadas sinalizadas. Assim, propõe-se análises baseadas nos teóricos Sutton-Spence (2021); Silveira (2015); Schallenberger (2010); Bosi (2002); Lévy (1999) e Bergson (1983), no sentido de compreender como a língua de sinais e a cultura surda torna-se importante na (re)afirmação linguístico-cultura da população surda, representando sua resistência no pós-colonialismo. Após as análises, verifica-se que as piadas têm como principal objetivo fazer o público rir com as situações em que os ouvintes estão em desvantagem. Além disso, há a valorização da língua como artefato de pertencimento ao povo surdo.

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Biografia do Autor

Carmen Elisabete de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2021-2025). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

Taisa Aparecida Carvalho Sales, Universidade Federal de Goiás – UFG

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2021-2025). Docente do Departamento de Letras: Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Acir Dias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Pós Doutor em Pesquisa em memória e documentário pela Unicamp.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

OLIVEIRA, Carmen Elisabete de; SALES, Taisa Aparecida Carvalho; SILVA, Acir Dias da. A plataforma do YouTube como lugar de resistência da piada surda. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 29–42, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p29-42. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p29. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Interculturalidades no ensino de Libras e Línguas estrangeiras