A plataforma do YouTube como lugar de resistência da piada surda
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p29-42Palavras-chave:
Literatura surda, Piadas, Resistência, Valorização Cultural, Plataforma YouTubeResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre o humor como resistência na literatura surda. Intenciona-se evidenciar o uso e o compartilhamento da língua de sinais como forma de pertencimento cultural, destacando o YouTube como importante meio para a propagação e circulação da Iteratura surda, em especial, para as piadas sinalizadas. Assim, propõe-se análises baseadas nos teóricos Sutton-Spence (2021); Silveira (2015); Schallenberger (2010); Bosi (2002); Lévy (1999) e Bergson (1983), no sentido de compreender como a língua de sinais e a cultura surda torna-se importante na (re)afirmação linguístico-cultura da população surda, representando sua resistência no pós-colonialismo. Após as análises, verifica-se que as piadas têm como principal objetivo fazer o público rir com as situações em que os ouvintes estão em desvantagem. Além disso, há a valorização da língua como artefato de pertencimento ao povo surdo.
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