Ensino de Libras em cursos na área da saúde para ouvintes
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p43-59Palavras-chave:
Qualificação na saúde, Ensino de Libras, Acessibilidade e InclusãoResumo
Esta pesquisa se inicia a partir da compreensão de diversas perspectivas a respeito do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos ouvintes. Como enfoque principal, o objetivo é demonstrar a importância do ensino da Libras para profissionais e estudantes de graduação em saúde, de cursos como enfermagem, medicina, odontologia, nutrição, psicologia, entre outros. Foram apresentados dispositivos legais importantes, como a Lei 10.436/2002 que institui a Libras no Brasil, e metodologias que contribuem para uma discussão a respeito da Libras como L2 no processo de aprendizado. Os estudos analisados demonstraram as perspectivas dos pesquisadores e, especialmente, a forma como convergem no propósito de capacitar os profissionais da saúde no processo de comunicação com pacientes surdos. Verificou-se, ainda, que a maior parte das Instituições de Ensino Superior (IES) no Rio de Janeiro alocam a disciplina de Libras como optativa em seus cursos de graduação em saúde. Espera-se que a presente pesquisa possa servir de apoio a futuros estudos da área em questão, trazendo valiosas discussões capazes de incentivar a acessibilidade e a inclusão em ambientes de saúde, e evidenciar a importância de tornar obrigatórias as disciplinas de Libras nas IES em cursos de bacharelado na área da saúde.
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