Um estudo das (re)construções identitárias de discentes surdos do curso de Letras Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p61-74

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Identidades surdas, Narrativas do eu

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a (re)construção identitária do sujeito surdo, delineada em suas narrativas do eu, ao contar a trajetória de sua educação formal. Para isso, os aportes teóricos são: Análise Crítica do Discurso (ACD), Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD), Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e Estudos Surdos (ES). O corpus é composto por “narrativas do eu” de alunos surdos do curso de Letras Libras da Universidade Federal de Sergipe (2020 e 2021). Seguimos os passos metodológicos da ASCD, embasados em uma proposta qualitativo-interpretativista. Os resultados nos abonam condições de recuperar a memória discursiva e sócio-histórica do Povo Surdo em relação aos desafios de sua vida social e educacional e, assim, refletir sobre a construção e a reconstrução de suas identidades ao longo de sua trajetória.

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Biografia do Autor

Juliana Barbosa Alves, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

Cleide Emília Faye Pedrosa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora doutora pela Universidade Federal de Pernambuco, atuação na Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

ALVES, Juliana Barbosa; PEDROSA, Cleide Emília Faye. Um estudo das (re)construções identitárias de discentes surdos do curso de Letras Libras. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 37, n. 1, p. 61–74, 2023. DOI: 10.47250/forident.v37n1.p61-74. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v37p61. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Interculturalidades no ensino de Libras e Línguas estrangeiras