Estratégias de leitura de texto verbo-imagético de alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p75-90Palavras-chave:
Estratégias de leitura, Leitura visual, SurdezResumo
Este trabalho constitui-se como um recorte da dissertação do Mestrado Acadêmico em Linguagem e Cultura, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que teve como objetivos identificar e descrever as estratégias de leitura do aluno surdo a partir de textos verbo-imagéticos. Partimos da hipótese de que os textos mistos, ou seja, textos constituídos por elementos verbais e visuais, potencializam a compreensão da leitura, uma vez que a constituição dos sentidos pelo surdo se dá de maneira visual e não auditiva. Como aporte teórico, seguimos os pressupostos de: Kleiman(2016), Solé(1998), Smith(1989); Karnopp e Pereira(2015), Quadros e Karnopp(2004), Quadros(2006), Pereira(2009); Reyli (2003), Alves(2020), entre outros autores. Em face da análise, afirmamos que as estratégias foram satisfatórias na construção de sentidos da leitura do aluno surdo.
Downloads
Referências
ALVES, Edneia de Oliveira. Português como segunda língua para surdos: iniciando uma conversa. João Pessoa: Ideia Editora, 2020.
KARNOPP, Lodenir Becker; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Concepções de leitura e de escrita na educação de surdos. In: LODI, A. C. et. Al. (Org.). Letramento, bilinguismo e educação de surdos. Porto Alegre: Mediação, 2015. Cap. 8, p. 125-133.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 16ª edição, Campinas, SP – Pontes Editores, 2016.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3ª. Ed., 13ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018.
LODI, Ana Cláudia Balieiro. A leitura como espaço discursivo de construção de sentidos: oficinas com surdos. Tese (doutorado) Linguística aplicada aos Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004. 264 p. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Teses/ana_claudia_lodi.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. Leitura, escrita e surdez. 2ª ed. - São Paulo. FDE, 2009.
QUADROS, Ronice Müller de; SCHMIEDT, Magali Lemos Pinto. Ideias para ensinar português para surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
QUADROS Ronice Müller; KARNOPP Lodenir Becker. Língua de Sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artemed, 2004. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i16.560
REILY, Lucia H. (2003). As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para Pré- escolares surdos. In: SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira & GESUELI, Zilda Maria (Orgs.), Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. Cap. IX (pp. 161-192). SP: Plexus Editora.
SALIÉS, Tania Gastão. Ensino-aprendizagem de PL2 na Comunidade Surda à luz de estudos em aquisição de L2. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2011, p. 1-19. Disponível em https://alab.org.br/wp-content/uploads/2012/04/21_04.pdf. Acesso em 04 out. 2021.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Trad. Daise Batista. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.