Desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental
letramento através do poema
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p161-177Palavras-chave:
Leitura, Poema, Leitura literária, EnsinoResumo
Neste trabalho são abordadas discussões acerca da necessidade da prática da leitura em sala de aula, do letramento literário e o seu papel no desenvolvimento da leitura na infância, bem como a importância dos textos literários neste processo, com destaque para o gênero poema. Também apresenta o resultado de uma proposta de trabalho na qual foram desenvolvidas práticas de leitura a partir do gênero literário poema, aplicada com alunos de 5º do Ensino Fundamental de uma escola pública. Dentre as bases teóricas que fundamentam esta pesquisa destacam-se os estudos de Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2021), Kleiman (2016), Lerner (2002), Miguez (2009) e Pinheiro (2018). As crianças envolvidas nesta pesquisa sentiram-se estimuladas a ler e melhorar sua capacidade de leitura através da ludicidade e encantamento que o gênero poema propicia.
Downloads
Referências
ABNT, Manual. Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos/Centro Universitário Álvares Penteado-FECAP, Biblioteca FECAP – Paulo Ernesto Tolle. – 5. ed., rev. e ampl. São Paulo: Biblioteca FECAP Paulo Ernesto Tolle, 2021.
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BANDEIRA, Manuel. Antologia Poética. 8. ed. – Rio de Janeiro: J.Olympo, 1976.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 11ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
ENES FILHO, Djalma Barboza. Letramento literário na escola: a poesia na sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.
JOSÉ, Elias. Segredinhos de amor. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2002.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. – 16. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. – 7. ed. – São Paulo: Global, 2012.
MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.
MORAES, Vinicius. A Arca de Noé. – 5ª reimpressão. – São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
PAES, José Paulo. É isso ali: poemas adulto-infanto-juvenis. – 3. ed. – São Paulo: Salamandra, 2005.
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. – 17. ed. – São Paulo: Ática, 2011.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Fórum Identidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.