Desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental

letramento através do poema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p161-177

Palavras-chave:

Leitura, Poema, Leitura literária, Ensino

Resumo

Neste trabalho são abordadas discussões acerca da necessidade da prática da leitura em sala de aula, do letramento literário e o seu papel no desenvolvimento da leitura na infância, bem como a importância dos textos literários neste processo, com destaque para o gênero poema. Também apresenta o resultado de uma proposta de trabalho na qual foram desenvolvidas práticas de leitura a partir do gênero literário poema, aplicada com alunos de 5º do Ensino Fundamental de uma escola pública. Dentre as bases teóricas que fundamentam esta pesquisa destacam-se os estudos de Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2021), Kleiman (2016), Lerner (2002), Miguez (2009) e Pinheiro (2018). As crianças envolvidas nesta pesquisa sentiram-se estimuladas a ler e melhorar sua capacidade de leitura através da ludicidade e encantamento que o gênero poema propicia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdineide Moreira da Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

 Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras, da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista Capes 2021/2023. Professora da rede municipal de ensino da cidade de Itapicuru-BA.

Jeane de Cassia Nascimento Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, pela Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ABNT, Manual. Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos/Centro Universitário Álvares Penteado-FECAP, Biblioteca FECAP – Paulo Ernesto Tolle. – 5. ed., rev. e ampl. São Paulo: Biblioteca FECAP Paulo Ernesto Tolle, 2021.

AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BANDEIRA, Manuel. Antologia Poética. 8. ed. – Rio de Janeiro: J.Olympo, 1976.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed., 5ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 11ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.

ENES FILHO, Djalma Barboza. Letramento literário na escola: a poesia na sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.

JOSÉ, Elias. Segredinhos de amor. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2002.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. – 16. ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo. – 7. ed. – São Paulo: Global, 2012.

MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Singular, 2009.

MORAES, Vinicius. A Arca de Noé. – 5ª reimpressão. – São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.

PAES, José Paulo. É isso ali: poemas adulto-infanto-juvenis. – 3. ed. – São Paulo: Salamandra, 2005.

PAES, José Paulo. Poemas para brincar. – 17. ed. – São Paulo: Ática, 2011.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

Publicado

2024-06-22

Como Citar

SILVA, Valdineide Moreira da; SANTOS, Jeane de Cassia Nascimento. Desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental: letramento através do poema. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 161–177, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p161-177. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p161. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica