Ensino de Leitura a partir de textos multissemióticos sob uma perspectiva interativa e crítica
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p179-193Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Crítica, MultissemiosesResumo
Este trabalho, resultante de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado PROFLETRAS, tem como objetivo refletir sobre propostas de atividades para uma aula de leitura de textos multissemióticos em língua portuguesa, voltadas para o 9º ano do ensino fundamental. Propõe-se uma discussão, baseada, sobretudo, no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Amplia-se o estudo com as contribuições de Kress e van Leeuwen (2006), de Leurquin (2014) e de Freire (2021[1987]), sobre a multimodalidade, a aula interativa de leitura e sobre o tema gerador, respectivamente. A pesquisa, de caráter qualitativo e propositivo, destaca a importância de se promover uma compreensão mais crítica de textos diversos e, consequentemente, um posicionamento mais protagonista diante de temas pouco explorados no cotidiano dos alunos.
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