Ensino de Leitura a partir de textos multissemióticos sob uma perspectiva interativa e crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p179-193

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Crítica, Multissemioses

Resumo

Este trabalho, resultante de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado PROFLETRAS, tem como objetivo refletir sobre propostas de atividades para uma aula de leitura de textos multissemióticos em língua portuguesa, voltadas para o 9º ano do ensino fundamental. Propõe-se uma discussão, baseada, sobretudo, no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Amplia-se o estudo com as contribuições de Kress e van Leeuwen (2006), de Leurquin (2014) e de Freire (2021[1987]), sobre a multimodalidade, a aula interativa de leitura e sobre o tema gerador, respectivamente. A pesquisa, de caráter qualitativo e propositivo, destaca a importância de se promover uma compreensão mais crítica de textos diversos e, consequentemente, um posicionamento mais protagonista diante de temas pouco explorados no cotidiano dos alunos.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Bonfim Jacó, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professora de língua portuguesa da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE. Mestre pelo Programa Profissional em Letras da Universidade Federal do Ceará (PROFLETRAS).

Larissa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora do curso de Letras-Português/Francês da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGLING). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC/CNPq).

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

JACÓ, Ana Carolina Bonfim; RODRIGUES, Larissa Ferreira. Ensino de Leitura a partir de textos multissemióticos sob uma perspectiva interativa e crítica. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 179–193, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p179-193. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p179. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica