Explorando os memes
uma abordagem para a leitura de gêneros textuais digitais
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p29-43Palavras-chave:
BNCC, Leitura, Gêneros textuais digitais, MemeResumo
O artigo aborda a transformação no ensino da Língua Portuguesa, iniciada na década de 1980 com a ascensão da linguística textual, que deslocou o foco do estudo gramatical do texto para uma abordagem centrada na linguagem como forma de interação social. Destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) por refletir essa mudança, ao incorporar os gêneros textuais digitais no contexto do ensino da língua materna, reconhecendo o texto como expressão viva da linguagem. O estudo discute sobre o ensino da leitura de gêneros textuais digitais para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alinhado com as diretrizes da BNCC. Inspirado na teoria de Bakhtin (2003), debruçando-se sobre os aspectos denominados conteúdo temático, composição estrutural e estilo dos gêneros digitais, especificamente, do meme. O objetivo deste trabalho é possibilitar aos professores o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica em seus alunos, visando a uma comunicação eficaz no ambiente digital, a fim de promover uma compreensão mais contextualizada e atualizada do ensino da Língua Portuguesa.
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Referências
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