Explorando os memes

uma abordagem para a leitura de gêneros textuais digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p29-43

Palavras-chave:

BNCC, Leitura, Gêneros textuais digitais, Meme

Resumo

O artigo aborda a transformação no ensino da Língua Portuguesa, iniciada na década de 1980 com a ascensão da linguística textual, que deslocou o foco do estudo gramatical do texto para uma abordagem centrada na linguagem como forma de interação social. Destaca-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) por refletir essa mudança, ao incorporar os gêneros textuais digitais no contexto do ensino da língua materna, reconhecendo o texto como expressão viva da linguagem. O estudo discute sobre o ensino da leitura de gêneros textuais digitais para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, alinhado com as diretrizes da BNCC. Inspirado na teoria de Bakhtin (2003), debruçando-se sobre os aspectos denominados conteúdo temático, composição estrutural e estilo dos gêneros digitais, especificamente, do meme. O objetivo deste trabalho é possibilitar aos professores o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica em seus alunos, visando a uma comunicação eficaz no ambiente digital, a fim de promover uma compreensão mais contextualizada e atualizada do ensino da Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Teresinha da Rocha Pereira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Professora de Língua Portuguesa SEEDUC e PMRC, Mestre em Língua Portuguesa, pelo Programa de Pós-graduação – Letras UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Linguística aplicada à Língua Materna e em Leitura e produção de texto.

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora Titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Doutora em linguística pela UFRJ (2002); Mestre em linguística pela UFRJ (1992); especialista em linguística aplicada pela UERJ (1989). Pós-Doutoramento pela Universidade de Colônia, Alemanha.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

PEREIRA, Teresinha da Rocha; ABREU, Maria Teresa Tedesco Vilardo. Explorando os memes: uma abordagem para a leitura de gêneros textuais digitais. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 29–43, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p29-43. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p29. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica