A valoração em prática de leitura dialógica com o gênero meme no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p45-61

Palavras-chave:

Valoração, Leitura, Meme, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho analisa de que modo o trabalho com as temáticas e valorações sociais acontecem por meio de atividades de leitura do gênero discursivo meme, com estudantes do 9º ano, de uma escola pública do Tocantins. A pesquisa está situada no campo da Linguística Aplicada (LA), é caracterizada como estudo de caso, sob viés dialógico da linguagem, segundo as teorias do Círculo de Bakhtin, principalmente, quanto ao tratamento dado ao conteúdo temático e às valorações. A elaboração e a implementação da proposta didático-pedagógica, à luz do princípio temático-valorativo, aconteceram por meio de oficinas. Os resultados de três oficinas apontam que os encaminhamentos da proposta levaram os alunos-leitores à compreensão dos aspectos sócio-histórico-ideológicos do enunciado, de modo a possibilitar as manifestações de suas contrapalavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruth Aires Dias Teles, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Letras (pela UFT- Porto Nacional/TO). Mestra em Letras (pela UFT- Porto Nacional/TO).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professora do curso de Letras (UFT). Bolsista produtividade CNPq.

Referências

ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; OLIVEIRA, Amanda. Maria de. Análise dialógica do conteúdo temático em gêneros do discurso. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, PR, v. 9, n. 16, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.245-264

ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; ROHLING, Nívea. Ideologia e valoração/avaliação social: revisitando conceitos na perspectiva dialógica. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 23, n. 2, 2020. p. 15-35.

ARANTES, Poliana Coeli Costa; DEUSDARÁ, Bruno. Grupo focal e prática de pesquisa em AD: metodologia em perspectiva dialógica. Revista de Estudos da Linguagem, v. 25, n. 2, 2017. p. 791-814. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.25.2.791-814

BAKHTIN, Mikhail. [VOLOCHÍNOV, Valentin. Nikoláievitch]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 16. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014 [1929].

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-1953]. (Original russo: 1979).

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011[1979].

BEZERRA, Jane Cleide dos Santos; PAIXÃO, Sérgio Vale da; MENEGASSI, Renilson José. A entonação valorativa em atividades de livro didático de português do ensino fundamental. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 22-41, set./dez. 2019.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. N. O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTE, Rosilene da Silva de Maria. Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda impressa. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José (org.). Interação e Escrita no Ensino de Língua. Campinas-SP: Pontes editores, 2020, p. 99-118.

MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine. ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro. Leitura em perspectiva dialógica. In: MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine. ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro (org). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos- SP: Pedro & João editores, 2022. p. 371-417.

OHUSCHI, Cristiane Malinoski Pianaro; FUZA, Ângela Francine; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Análise Linguística Dialógica em anúncio publicitário. In: FRANCO, Neil; ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Estudos Dialógicos da Linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas-SP: Pontes Editores, 2020, p. 213-286.

RODRIGUES. Rosângela Hammes. A Constituição e Funcionamento do Gênero Jornalístico Artigo: Cronotopo e Dialogismo. 2001. 356 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2001.

TELES, Ruth Aires Dias. Princípio temático valorativo ao trabalho com a leitura de memes do 9.º ano do Ensino Fundamental. Fuza, Ângela Francine. 2022. 220 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikoláivitich. Palavra na vida e a palavra na poesia. Introdução ao problema da poética sociológica. In: A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução e Notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1926], p. 71-100.

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikoláivitich; BAKHTIN, Mikhail. Discurso na Vida e Discurso na Arte (sobre a poética sociológica).Trad. De Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo, 1926.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2024-06-22

Como Citar

TELES, Ruth Aires Dias; FUZA, Ângela Francine. A valoração em prática de leitura dialógica com o gênero meme no ensino fundamental. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 45–61, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p45-61. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p45. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica