O ensino da leitura argumentativa e multimodal do texto oral de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p77-91

Palavras-chave:

Argumentação oral, Gênero Discursivo, Texto oral de opinião, Protótipo de ensino, Profletras

Resumo

Este artigo discute a emergência de pesquisas profissionais voltadas ao ensino e à aprendizagem do texto oral de opinião, considerando a pertinência desse gênero discursivo na sociedade contemporânea. Objetiva descrever a potencialidade de uso de um protótipo didático para explorar os recursos argumentativos em combinação com os aspectos linguísticos, prosódicos e paralinguísticos. A proposta sugerida indica que a organização do material em três níveis (pragmático, global e local) favorece a articulação das informações e promove a análise de todos os aspectos constitutivos do gênero. Conclui-se que a adoção de estratégias didáticas digitais colabora com a ampliação da compreensão leitora e o entendimento do funcionamento da argumentação.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora adjunta no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA).

Jean Santos Batista, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor efetivo de Língua Portuguesa nas redes municipais de ensino de São Cristóvão/SE e Tobias Barreto/SE. Mestre em Letras pelo ProfLetras (UFS, campus São Cristóvão). Integra o GPARA.

Barbara Hora, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor efetivo de Língua Portuguesa na rede municipal de Tobias Barreto/SE. Mestranda em Letras pelo ProfLetras (UFS, campus São Cristóvão). Integra o GPARA.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; BATISTA, Jean Santos; HORA, Barbara Virginia de Araujo Ramos. O ensino da leitura argumentativa e multimodal do texto oral de opinião. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 77–91, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p77-91. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p77. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica