A leitura em sala de aula
uma abordagem discursiva do story jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p93-108Palavras-chave:
Proposta discursiva, Leitura, Stories jornalísticosResumo
A proposta ora apresentada tem ancoragem nos princípios teóricos e metodológicos da Análise de discurso e se materializa em um produto educacional que designamos como unidade didático-discursiva-UDD (Fernandes, 2021). O objetivo da proposta é apresentar possíveis encaminhamentos para stories jornalísticos que circularam na rede social Instagram. Por exceder os limites do artigo, neste trabalho, serão apresentadas práticas de leitura atinentes ao story do Jornal Nacional, protagonizado pela apresentadora da bancada, Renata Vasconcellos. Nesse caso, são sugeridas, a partir do story, atividades de leitura ancoradas em reflexões teóricas em que buscamos propiciar um evento interpretativo, permitindo que os(as) alunos(as) assumam uma posição diante do texto e produzam gestos de autoria.
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