A leitura em sala de aula

uma abordagem discursiva do story jornalístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p93-108

Palavras-chave:

Proposta discursiva, Leitura, Stories jornalísticos

Resumo

A proposta ora apresentada tem ancoragem nos princípios teóricos e metodológicos da Análise de discurso e se materializa em um produto educacional que designamos como unidade didático-discursiva-UDD (Fernandes, 2021). O objetivo da proposta é apresentar possíveis encaminhamentos para stories jornalísticos que circularam na rede social Instagram. Por exceder os limites do artigo, neste trabalho, serão apresentadas práticas de leitura atinentes ao story do Jornal Nacional, protagonizado pela apresentadora da bancada, Renata Vasconcellos. Nesse caso, são sugeridas, a partir do story, atividades de leitura ancoradas em reflexões teóricas em que buscamos propiciar um evento interpretativo, permitindo que os(as) alunos(as) assumam uma posição diante do texto e produzam gestos de autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Massulo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Estadual de Maringá. Professora da rede pública de ensino do Estado do Paraná.

Luciana Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá, atuando na graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e PLE (Programa de Pós-graduação em Lettas.

Referências

BOLOGNINI, Carmen Zink. O desafio para o professor a exemplo do filme 2001: Uma Odisséia no espaço. In: BOLOGNINI, Carmen Zink; PFEIFFER, Claudia; LAGAZZI, Suzy Maria. Discurso e ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009.p. 39-46.

CAZARIN, Ercília Ana. A leitura: uma prática discursiva. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, v. 6, n. 2, p. 299-313, maio/ago. 2006. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/336/358. Acesso em: 10 jan. 2024.

CORACINI, Maria. José Faria. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, Maria José Faria (org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1995. p. 13-20.

DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias; LUTESKI, Michelly. Nas teias da leitura do artigo de opinião Celebridades descelebradas: condições de produção e funcionamento dos sentidos no/pelo texto. In: DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias; CORSI, Margarina da Silveira; GRECO, Eliana Alves. Propostas didático-pedagógicas de língua portuguesa e literatura: múltiplos olhares. Jundiaí: Paco Editorial, 2022. p. 257-268.

FERNANDES, Carolina; SANTOS, Matheus Rodrigues dos. A escrita escolar a partir da Análise de Discurso: o discurso pedagógico polêmico em prol do desenvolvimento de um aluno-autor. Scripta, Belo Horizonte, v. 23, n. 48, p. 165-178, 2º quadrimestre 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19 293/15855. Acesso em: 6 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2019v23n48p27-40

FERNANDES, Carolina. Nem autoritário, nem cínico, apenas polêmico: as formas do discurso pedagógico atual e seus processos de identificação. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 17, p. 92-112, jan. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/46881/31850. Acesso em: 6 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2020.46881

FERNANDES, Carolina. Procedimentos para uma intervenção pedagógica na perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 24, n. 3, p. 398-421, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/download/20026/13582. Acesso em: 12 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20026

HASHIGUTI, Simone. Tiemi. Nas teias da leitura. In: BOLOGNINI, Carmen Zink; PFEIFER, Claudia.; LAGAZZI, Suzy Maria. (Orgs.) Discurso e Ensino: Práticas de linguagem na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 19-29.

INDURSKY, Freda. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In: ERNST-PEREIRA, Aracy.; FUNCK, Susana Borneo (org.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, 2001. p. 27-42.

INDURSKY, F. Leitura, escrita e ensino à luz da análise do discurso. In: NASCIMENTO, L. (org.). Presenças de Michel Pêcheux da análise do discurso ao ensino. Campinas: Mercado das Letras, 2019. p. 97-120.

JORNAL NACIONAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jornal_Nacional&oldid=65562404. Acesso em: 25 mar. 2023.

LAGAZZI, Suzy Maria. O exercício parafrástico na imbricação material. In: ENANPOLL, 27., Rio de Janeiro, 2012. Anais [...]. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012, p. 1-3. Disponível em: https://www.labeurb.unicamp.br/anpoll/resumos/SuzyLagazzi.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

MASSULO, Patrícia. Stories jornalísticos no Instagram: oficinas de leitura discursiva para o 9º ano do Fundamental. 2024. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – Profletras) – Universidade Estadual de Maringá, 2024.

ORLANDI, Eni Pulcinelli Análise do discurso. Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas: Pontes, 1996b.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. Campinas: Cortez, 1993.

PÊCHEUX. Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise.;HAK, Tony (orgs). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad.: Bethânia Mariani [et al]. Campinas: Ed. da Unicamp, 1993, p. 61 -105.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD – 69) [1969]. In: GADET, Françoise.; HAK, Tony (orgs.). Por uma análise automática do discurso. Trad.: Bethânia Mariani [et al]. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1997. p. 59-158.

PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. Que autor é este?. Orientadora Eni Pulcinelli Orlandi. 1995. 146 p. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem, Campinas, 1995.

Publicado

2024-06-22

Como Citar

MASSULO, Patrícia; DI RAIMO, Luciana Cristina Ferreira Dias. A leitura em sala de aula: uma abordagem discursiva do story jornalístico. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 93–108, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p93-108. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p93. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica