Academia, raça, gênero e decolonialidade
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p113-127Palavras-chave:
Estudos Decoloniais. Ações Afirmativas. Racialização. Educação Superior.Resumo
O artigo Investiga a produção de conhecimento acadêmico de estudantes negras, Indígenas e periféricas da Universidade de Brasília, buscando entender de que forma esta transformou-se a partir da diversificação do corpo discente. A experiência vivida é usada como recurso de Interpretação da realidade e como repertório para um fazer científico histórico-culturalmente situado. Argumenta-se que estamos presenciando, mesmo que de forma embrionária, um movimento de ruptura com uma tradição sociológica marcada por uma oposição entre o tradicional e o “moderno”, o corpo e a alma, o mundo sensível e o mundo Inteligível. Portanto, com base nos achados de Bernardino-Costa; Borges (2021) e Borges; Bernardino-Costa (2022), este artigo constitui-se num esforço de valorização de outros saberes e outras formas de produção do conhecimento para além do pensamento colonial.
Downloads
Referências
BANIWA, Braulina. O desafio sociocultural de mulheres Baniwa na contemporaneidade: análise e reflexão sobre as práticas de saberes Indígenas, formação, educação e cuidado com o corpo.Brasília: UnB, 2018.
BERNARDINO-COSTA, Joaze.Política afirmativa, democratização do acesso à universidade e propostas de avaliação. Ciência & Cultura, V. 75, n. 1, pp. 1-9, 2023.
BERNARDINO-COSTA, Joaze.; BORGES, Antonádia. Um Projeto Decolonial Antirracista: Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Universidade de Brasília. Educação & Sociedade, v. 42, pp. 1 -18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.253119. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; BORGES, Antonádia.; FERREIRA, Maria Aparecida Chagas; CARLOS, Gabriella da Conceição. Radiografia das Políticas de Ação Afirmativa na Pós-Graduação das Universidades Federais. Dados: Revista de Ciências Sociais, 67 (3), pp. 1 – 48, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/dados.2024.67.3.323. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decoloniaidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BORGES, A; BERNARDINO-COSTA, J.. Dessenhorizar a universidade: 10 anos da lei 12.711, ação afirmativa e outras experiências. Mana, v. 28, n. 3, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-49442022v28n3a0400. Acesso em 27 de dezembro de 2024
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo: ensaio sobre a noção de poluição e tabu. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa. In: Brandão, Carlos Rodrigues (Ed.), Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, pp. 34-41, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
HALL, Stuart. A questão multicultural. In: Liv S. (org.) Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, EdUFMG, p. 51-100, 2003.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
MELLO, Luiz. & RESENDE, Ubiratan Pereira de. Concursos públicos para docentes de universidades federais na perspectiva da Lei 12.990/2014: desafios à reserva de vagas para candidatos/as negros/as. Revista Sociedade e Estado, v. 34, n.1, p. 161-184, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934010007. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
SANTANA, Beatriz Ester Mendes. Saúde Reprodutiva e Gênero: Levantamento Bibliográfico de Produções Sobre Mulheres em Gestação de Alto Risco. UnB, 2023.
SILVA, Gabriela da Costa. Pioneirismo e Memória: uma sociobiografia da socióloga negra Virgínia Leone Bicudo. UnB, 2021.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987
Discografia
ARAGÃO, Jorge. Identidade. In: Chorando estrelas. [S.l]: RGE, 1992. LP. Faixa 10. Disponível em: https://youtu.be/FT6txAqRfok?si=BeL0GuzZynXjlK5D. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
EMICIDA. Ismália part. Larissa Luz & FernandaMontenegro. In: AmarElo São Paulo:Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em: https://youtu.be/4pBp8hRmynI?si=99vY2zy-nZohnwfn. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
FLOW, Brisa. Fique Viva. In: Selvagem Como o Vento, São Paulo, Independente, 2018. Disponível em: https://youtu.be/wRUzUsTdW0o?si=N7hoZazMFK2N0y4D. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
PURO SUCO. Ogunhê Prod. BeatdoMK. In: Ogunhê. Brasília, Independente, 2020. Disponível em: https://youtu.be/GVimTXZ23Xk?si=h9NOExgj_WwDbAHH. Acesso em 27 de dezembro de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Fórum Identidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.