A dupla ausência da docência feminina negra e os impactos das ações afirmativas em cursos de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p129-143Palavras-chave:
Doutoras negras. Pós-graduação. Branquitude. Ação-afirmativa.Resumo
O artigo problematiza o tema dos impactos das políticas afirmativas de recorte racial na docência experienciada em nível de pós-graduação do Brasil. Objetiva apresentar revisão de literatura resultante de Investigação em andamento no âmbito do Doutorado em Educação. Aborda as pedagogias de e em resistência produzidas pelas subjetividades desestabilizadoras de professoras negras frente ao pacto narcísico da branquitude no espaço docente do Ensino Superior, especificamente da pós-graduação, construindo uma triangulação de dados articulada com trajetórias de docentes negras na pós-graduação do Rio Grande do Sul e Sergipe, nos últimos 10 anos, considerando os impactos da década de existência da Lei 12.711/2012. Conclui-se que, no caso da docência na pós-graduação a pouca presença feminina negra, é desafio e limite da implementação das ações afirmativas no Brasil.
Downloads
Referências
ARBOLEYA, Arilda; CIELLO, Fernando; MEUCCI, Simone. “Educação para uma vida melhor”: trajetórias sociais de docentes negros. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 882-914. out./dez., 2015.
BENTO, Maria Aparecida Santos. Pactos narcísicos no racismo: Branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese (Doutorado), Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento Humano. São Paulo, 2002.
BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 18 ago. 2022.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
BRITO, Angela Cristina Cardoso de. Professoras negras na Universidade Federal da Bahia – UFBA: cor, status e desempenho. Anais Eletrônicos, Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress, Florianópolis, 2017.
CAETANO, Lázaro Danilo de Araújo. Ativismo Institucional em torno dos Instrumentos de ação pública: os critérios de Inclusão racial no serviço público federal. 2017. 87f. Monografia (Curso de Gestão de Políticas Públicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
CARNEIRO, Tatiane da Conceição. Mulheres Negras Professoras Doutoras Inseridas nos Cursos de Pós-Graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo Institucional. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019.
Disponível em: www.aguaforte.com/antropologia/educarparaque.html. Acesso em:10 mar. 2021.
EUCLIDES, Maria Simone. Mulheres negras, doutoras, teóricas e professoras universitárias: desafios e conquistas. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em História) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Fortaleza, 2017.
FERREIRA, Gianmarco Loures. Sub-representação legal nas ações afirmativas: a lei de cotas nos concursos públicos. 2016. 222f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
GOMES, Monique Karine. Docentes negras, mestras e doutoras em educação: vozes erguidas, experiências narradas. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, 2021.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.
hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019.
KILOMBA, Grada. Memórias de plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MELLO, Luiz; RESENDE, Ubiratan Pereira de. Concursos públicos federais para docentes e ações afirmativas para candidatos negros. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 8-28, jan./mar., 2020.
NASCIMENTO, Maria Beatriz. Por uma história do homem negro. In: RATTS, Alex. Uma História Feita por Mãos Negras. São Paulo: Zahar, 2021.
NOGUEIRA, Azânia Maria Romão. O lugar das professoras negras na Universidade Federal de Santa Catarina. Anais Eletrônicos, Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress. Florianópolis, 2017.
OLIVEIRA, Edicleia Lima de. Trajetórias e Identidades de Docentes Negras na Educação Superior. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal da Grande Dourados, 2020.
PEREIRA, Olga Maria Lima. Docência negra em pelotas: um constante reinterpretar de silêncios. Tese (Programa de Pós-graduação em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, 2014.
REIS, Maria da Conceição. Educação, identidade e histórias de vidas de pessoas negras do Brasil. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2012.
RODRIGUES, Lilian Segnini. Políticas públicas no combate à desigualdade racial: uma análise da implementação da Lei nº 12.990/2014 em uma Instituição Federal de Ensino Superior. 2017. 122f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
SANTOS, Letícia Laureano dos. Trilhando caminhos, semeando (re)encontros: professoras negras em programas de pós-graduação. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade La Salle, 2021.
SILVA, Maria de Lourdes. Enfrentamento ao racismo e discriminações na educação superior: experiências de mulheres negras na construção a carreira docente. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo =7020 Acesso em: 20 mai. 2022.
SILVA, Maria Nilza da. A mulher negra. Revista Espaço Acadêmico, n. 22, mar., 2010. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/022/22csilva.htm. Acesso em: 18 mai. 2022.
SOARES, Cristiane Barbosa; SILVA, Fabiane Ferreira da. Professoras universitárias negras rompendo a fronteira da Invisibilidade. Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade – III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Fórum Identidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.