Pombal e a criação do seu próprio mito

o caso da historiografia educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p167-181

Palavras-chave:

História da educação. Marquês de Pombal. Mito.

Resumo

Este artigo analisa o modo como Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), que se tornou Conde de Oeiras em 1759 e entrou para a história com o título Marquês de Pombal, conferido dez anos depois, exercendo controle quase absoluto sobre sua biografia, fez de si próprio um mito fundacional de um novo tempo, estabelecendo uma série de crenças e postulados que foram obedientemente reproduzidos pela maior parte das narrativas historiográficas e biográficas a seu respeito ou relativas às chamadas reformas pombalinas ocorridas durante o reinado josefino, entre os anos de 1750 e 1777. Para alcançar tal objetivo, trataremos do caso específico da historiografia educacional, tendo como fonte principal os textos historiográficos que tratam da questão e os preâmbulos de um grupo selecionado de peças legislativas referentes à Instrução pública, comparando-os com registros biográficos e autobiográficos do próprio Pombal, com uso de alguns pressupostos teóricos relacionados aos mitos e mitologias.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, Bolsista PQ 2/CNPq, Editor Gerente da Revista de Estudos de Cultura (REVEC) e Coordenador da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS).

José Eduardo Franco, Universidade Aberta de Portugal - UAb

Professor Catedrático da Universidade Aberta de Portugal, Diretor do Centro de Estudos Globais e da Cátedra UNESCO de Estudos Globais. É também Professor Visitante do PPGED-UFS e membro fundador da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS).

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

OLIVEIRA, Luiz Eduardo Meneses de; FRANCO, José Eduardo. Pombal e a criação do seu próprio mito: o caso da historiografia educacional. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 40, n. 1, p. 167–181, 2025. DOI: 10.47250/forident.v40n1.p167-181. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v40p167. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Livre