As técnicas teatrais e a formação do leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p183-199

Palavras-chave:

Ensino de literatura. Técnicas teatrais. Personagens. Leitura dramática.

Resumo

Este artigo Investiga como as técnicas teatrais podem ampliar as estratégias da leitura do texto literário no ensino médio pela composição de personagens e montagem de encenações escolares. Para isso, apresentamos algumas reflexões sobre as relações entre as técnicas teatrais proposta por Boal e Spolin e as vantagens da performance de leitura proposta por Zumthor. Tal abordagem foi utilizada em um projeto de Intervenção constituído por oficinas e um jogral com textos de Ariano Suassuna em uma escola da Bahia, destacando a importância das técnicas teatrais para construção das personagens cênicas. Essas experiências seguiram os protocolos da leitura do texto dramático em grupo, passando pela exploração da linguagem corporal e da entonação de voz a fim de ampliar os sentidos dos textos encenados.

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Biografia do Autor

Claudia Zilmar da Silva Conceição, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Secretaria da Educação do estado da Bahia.

Evelina Hoisel, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular de Teoria da Literatura do Instituto de Letras da Bahia (UFBA).

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Publicado

2025-01-16

Como Citar

CONCEIÇÃO, Claudia Zilmar da Silva; HOISEL, Evelina. As técnicas teatrais e a formação do leitor. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 40, n. 1, p. 183–199, 2025. DOI: 10.47250/forident.v40n1.p183-199. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v40p183. Acesso em: 15 fev. 2025.

Edição

Seção

Seção Livre