“Projeto Identidades” na Educação Física
história de vida, identidades, ancestralidade
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p217-232Palavras-chave:
Identidades, Educação Física Escolar, Decolonialidade, Interculturalidade, RaçaResumo
Este estudo tem o objetivo de narrar, refletir e analisar o “Projeto Identidades”, que aconteceu nas aulas de Educação Física, no ano de 2023, durante uma pesquisa-ação participante inspirada nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade, realizada com uma turma de sexto ano de uma escola da rede pública de Porto Alegre/RS. O “Projeto Identidades” intencionou trabalhar as noções de identidades e ancestralidade. Para tanto, atravessou diversos conteúdos do componente curricular de Educação Física, promovendo a construção de brechas e possibilidades de se (re)conhecer outras histórias e outras narrativas de mundo, bem como de (re)conhecer nossa própria história de vida, nossas identidades e ancestralidade.
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