Reescrevendo Histórias
Narrativas da CTI em Ações Afirmativas
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v40n1.p95-112Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Ações afirmativas. Justiça restaurativa. Descolonização do saber.Resumo
Este artigo explora as Interseções entre Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e as políticas de ações afirmativas no contexto universitário, com foco na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A narrativa parte de reflexões desenvolvidas entre 2022 e 2024, ancoradas no conceito de justiça restaurativa e na visão da CTI como um bem comum. O artigo resulta do 2º Seminário Caleidoscópio das Ações Afirmativas e visa ampliar o debate sobre a Inclusão e a democratização das práticas acadêmicas. A análise é fundamentada no projeto Caleidoscópio das Ações Afirmativas, que Investiga as transformações sociais provocadas pelas políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras. Entre os temas abordados estão a expansão dessas ações para outros grupos vulnerabilizados, a avaliação do desempenho de cotistas e não cotistas, e a virada decolonial nos currículos acadêmicos. A narrativa também Integra o pensamento de autores como Muniz Sodré, Donna Haraway e Eduardo Viveiros de Castro, defendendo uma descolonização dos saberes e a Inclusão de epistemologias de matriz africana e Indígena. Por fim, o artigo sugere que a CTI deve ser orientada por uma governança Inclusiva, crítica e comprometida com a transformação social, destacando a importância de se enfrentar as desigualdades estruturais presentes tanto nas Inovações tecnológicas quanto nas demandas sociais.
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