QUANTAS ÁFRICAS O BRASIL CONHECE? A APLICAÇÃO DA LEI 10.639 E OS CONFLITOS DISCURSIVOS SOBRE A NOÇÃO DE ÁFRICA
Abstract
A urgência da lei 10.639/2003 que institui o ensino do conteúdo de História e Cultura Afro-Brasileira esbarra na noção primeira do que se entende por África, noção essa difundida entre o grande público geralmente pela inadequação dos livros didáticos de História dos ensinos fundamental e médio, pela interferência parcial da mídia de massa, pela reprodução diária dessas idéias em confluência com os conflitos cotidianos envolvendo experiências pessoais nos âmbitos da religião e política, entre outros. Nessa vereda, pode-se observar que o caminho para o respeito maior a citada lei, e, mais ainda, para a tolerância cultural é muito longo. Baseado na experiência de cursos de curta duração, para alunos de licenciatura em História, ministrados pela autoria, esse trabalho propõe-se a identificar a matriz dos direcionamentos dessas ações em busca de um estado mais tolerável culturalmente que esbarram nas construções simbólicas acerca da África que reproduzem a interpretação colonizadora. A partir da categoria de multiculturalidade do continente africano pode-se perceber que a distância entre o Brasil de alguns brasileiros e a África é maior que o oceano Atlântico, indo da compreensão do que é o continente até das influências dos degradados vindos a partir do século XV na cultura brasileira.Downloads
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FALCÃO, Christiane Rocha. QUANTAS ÁFRICAS O BRASIL CONHECE? A APLICAÇÃO DA LEI 10.639 E OS CONFLITOS DISCURSIVOS SOBRE A NOÇÃO DE ÁFRICA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1752. Acesso em: 22 dec. 2024.
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