A COMPREENSÃO DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS NA LEITURA CONTO DE TERROR “O GATO PRETO”
Abstract
O conto de terror traz o lado sombrio da alma humana por meio de narrativas que relatam e descrevem a esfera íntima da consciência de um ou mais personagens no interior de uma trama. A fim de evidenciarmos recursos discursivos utilizados para a produção de um conto de terror; analisamos o conto “O gato preto” de Edgar Allan Poe, considerando o modelo de sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de gênero de texto desenvolvidos por Bronckart (1999), inscritos na linha do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Com base nesses estudos, observamos como ocorre a distribuição de vozes orquestradas no texto e o uso de modalizadores expressos nos enunciados de forma contrastada. Tais elementos contribuem para esclarecer posicionamentos enunciativos que configuram e reconfiguram os conteúdos temáticos. Dessa forma, pretendemos demonstrar como os mecanismos enunciativos demarcados pelos modalizadores contribuem para a produção de uma linha argumentativa promotora de efeitos de hesitação decorrentes da maneira como os enunciados são organizados e modalizados.Downloads
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CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Ana Cecília Nascimento e. A COMPREENSÃO DOS MECANISMOS ENUNCIATIVOS NA LEITURA CONTO DE TERROR “O GATO PRETO”. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/5888. Acesso em: 5 nov. 2024.
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