A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRINCÍPIOS DE IGUALDADE RECONHECIDOS NAS DIFERENÇAS
Resumen
As principais reflexões apresentadas no artigo dizem respeito às questões das relações sociais de igualdade de gênero na perspectiva da educação escolar. Nesse sentido, o desenvolvimento dos papéis de gênero e a construção da identidade são socialmente elaborados e aprendidos desde o nascimento, com base em relações sociais e culturais que se estabelecem a partir dos primeiros meses de vida, mas é no principio da educação que a criança começa a perceber a diferença entre o feminino e o masculino. Com efeito, o artigo prioriza diversas questões temáticas, com distintivas perspectivas teóricas enfocando metodologias, assumidas por pesquisadoras/es, trabalhadores/as culturais e intelectuais de diversas áreas do conhecimento. Esses estudiosos, e essas estudiosas estão por sua vez, espalhados em diversos Centros de Pesquisas, Universidades, formando núcleos e grupos de estudos em várias regiões do Brasil. Seria possível reconhecer, ainda, que um processo, portanto, plural, polêmico e complexo, no qual práticas educacionais e pedagógicas cotidianas incitam questões e problemas teóricos, ao mesmo tempo, que novas teorias e movimentos sociais provocam ou transformam essas práticas pedagógicas. O artigo traz um estudo relativamente intensivo desse quadro e, são constituídos a partir de diferentes posições disciplinares e teóricas. Nesse sentido, o artigo aprofunda os conceitos na questão de gênero e identidade. É importante enfatizar que a compreensão desses conceitos possibilita identificar os valores atribuídos a homens e mulheres bem como as regras de comportamentos decorrentes desses valores. Com isso, fica evidente: a influência desse valores e regras no funcionamento das instituições sociais, como a escola; a influência de todas essas questões na nossa vida cotidiana; a possibilidade de ser ter maior clareza dos processos a que estão submetidas as relações individuais e coletivas entre homens e mulheres. Sendo assim, é objeto desse artigo, uma possibilidade que permita pensar nas diferenças sem transformá-las em desigualdades, ou seja, sem que as diferenças sejam pontos de partida para discriminação.Descargas
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Cómo citar
LIMA, Luiz Fernando Alves. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRINCÍPIOS DE IGUALDADE RECONHECIDOS NAS DIFERENÇAS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/1734. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E IDENTIDADES