DIVERSIDADE, LITERATURA E ENSINO: O TEXTO LITERÁRIO QUE A ESCOLA BAIANA ESQUECEU

Autores/as

  • Maria de Fátima Berenice da Cruz

Resumen

Este artigo discute a noção de diversidade na escola brasileira, e mostra as resistências encontradas na escola por professores e alunos no que diz respeito a produção de subjetividades. Além disso, apresentaremos a leitura de um escritor baiano, Sosígenes Costa, contemporâneo dos modernistas brasileiros, que premeditadamente foi olvidado pela Escola baiana no processo ensino e aprendizagem da literatura nas aulas de Língua Portuguesa. Salientamos que ao tomarmos, de forma generalista, a escola como a “algoz” do esquecimento, referimo-nos ao instrumento básico de acesso ao texto literário: o livro didático. Este chega às escolas com categorização temática, discussão e estilo, reducionistas, e interfere no contexto local para o qual é encaminhado, tornando-se completamente negligenciado e apagado da discussão.

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Cómo citar

DA CRUZ, Maria de Fátima Berenice. DIVERSIDADE, LITERATURA E ENSINO: O TEXTO LITERÁRIO QUE A ESCOLA BAIANA ESQUECEU. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/4803. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Ensino de literatura e diversidade cultural