Representações sobre o ensino de História na Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro
Resumo
Resumo
Recebido: 12/09/2018
Aprovado:02/10/2018
Publicado: 10/10/2018
Este artigo apresenta os primeiros resultados da pesquisa exploratória em termos de revisão da literatura e, também, da incursão pelas páginas da revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) em busca de representações sobre o ensino de História no século XIX. O trabalho faz parte da agenda de pesquisas do grupo liderado pelo professor Itamar Freitas e está inserido no programa de Pós-graduação de Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED). Como toda pesquisa nasce de uma questão, interrogamos: Que tipo de orientação o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) imprimiu sobre o ensino de história por meio da sua Revista no período de 1839-1889?
Palavras-chave: Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro; Ensino de História; Instituto Histórico Geográfico Brasileiro.