BNCC, transversalidade, meio ambiente e ensino de história: elementos para um diálogo entre história e a pedagogia

Autores

  • Mônica Andrade Modesto

Resumo

Resumo

Recebido:17/04/2018

Aprovado: 10/07/2018

Publicado: 10/10/2018

No mundo contemporâneo, onde se percebe uma tendência para o desvencilhamento da forma fragmentada de produzir conhecimento, a demarcação de fronteiras entre campos de estudo torna-se impertinente e limitadora da compreensão do mundo e da aplicabilidade do conhecimento científico na vida prática. Diante dessa reflexão e a partir de uma análise da Base Nacional Comum Curricular, no tocante ao ensino de história para os anos iniciais, o presente artigo objetiva refletir sobre as possibilidades de diálogo entre a História e a Pedagogia no processo de formação docente, buscando demonstrar que é possível e necessário transcender essas fronteiras. Os resultados apontaram que, em nome de uma aprendizagem histórica adequada na Educação Básica, faz-se mister que as dessemelhanças entre as áreas mencionadas sejam vencidas e que compreendamos a transversalidade como uma possibilidade para isso, conforme aqui se exemplifica com o tema Meio Ambiente.


Palavras-chave: Ensino de História para os Anos Iniciais. Formação Docente. Pedagogia. Meio Ambiente. Transversalidade.


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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Modesto, M. A. (2018). BNCC, transversalidade, meio ambiente e ensino de história: elementos para um diálogo entre história e a pedagogia. Boletim Historiar, 5(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/10101

Edição

Seção

Artigos