Combate ao analfabetismo e capacitação profissional no programa de educação rural do governo Dutra (1949-1951)
Resumo
este artigo analisa a colaboração do pesquisador estadunidense Robert King Hall com o programa de educação rural do governo Dutra, focalizando o tipo de escola e professores que se pretendia formar. O projeto, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), tinha como objetivos combater os altos índices de analfabetismo, conter o êxodo em direção às cidades e capacitar o trabalhador rural, fixando-o no campo. Entre 1949 e 1951, Hall atuou como consultor técnico, ministrando um curso para professoras primárias, fazendo uma avaliação do projeto e elaborando um plano para construção de escolas consolidadas. A partir dos relatórios produzidos pelo pesquisador estadunidense, procuro discutir o modelo de educação rural apresentado no projeto e as percepções, críticas e sugestões de Hall. Busco, por fim, entrever possíveis influências de Hall junto ao projeto do INEP, refletindo sobre as trocas entre Brasil e Estados Unidos no campo educacional.
Palavras-chave: Educação Rural. Escolas Consolidadas. Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP). Robert King Hall.