A temática do patrimônio histórico-educativo em periódicos e congressos da área da História da Educação

Autores

  • Anne Emilie Souza de Almeida Cabral

Resumo

Este trabalho apresenta e discute resultados de levantamentos de artigos e comunicações a respeito da noção de patrimônio histórico-educativo, publicados na Revista Brasileira de História da Educação, Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico-Educativo e em anais do Congresso Brasileiro de História da Educação. O intuito é demonstrar o estado dos estudos referentes a essa temática na área da História da Educação. Os resultados dos levantamentos indicaram um movimento consistente por parte de pesquisadores da História da Educação a fim de promover discussões teóricas e o debate em torno de intervenções realizadas com o escopo de preservar a memória escolar. Os textos apresentam resultados de inquéritos sobre a situação da documentação de uma determinada instituição ou mesmo discutem ações que envolvem a organização de arquivos, centros de memórias e museus de instituições educativas. Essas ações possibilitam o acesso à informação de maneira rápida e ágil como também contribuem para a preservação da memória institucional.

Palavras-chave: Arquivo escolar; História da educação; Patrimônio histórico-educativo; Salvaguarda documental.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Souza de Almeida Cabral , A. E. . (2021). A temática do patrimônio histórico-educativo em periódicos e congressos da área da História da Educação. Boletim Historiar, 8(04). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/16975