Preservação da memória escolar: o jornal estudantil The Catamount
Resumo
Neste artigo, discutiremos a importância da memória e dos acervos escolares a partir dos jornais estudantis, especificamente o periódico TheCatamount, utilizado na Cubberley Sennior High School, em 1967. A escola foi palco de um experimento fascista que refletiu nos discursos dos alunos e, consequentemente, nas notícias veiculadas na instituição. No que se refere à Educação, destacamos que, cronologicamente, os arquivos contêm evidências sobre esta que e podem indicar os caminhos para uma reconstituição do passado. Assim, compreendemos o jornal estudantil como comunicador intérprete para um público cujo objetivo era apontar os anseios e descontentamentos de uma geração. Através de seu estudo, é possível compreender as questões sociais que estavam em pauta para estes discentes, identificando suas opiniões acerca da política, da instituição escolar, do cotidiano e das ações pedagógicas, além de suas insatisfações e reivindicações.
Palavras-chave: Educação; Jornal Estudantil; Memória Escolar.