PIN-UPS À BRASILEIRA: Americanização, consumo e arte na obra de Vicente Caruso (São Paulo, 1950-1986)

Autores

  • Júlia Scherer Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Neste artigo analiso o processo de americanização realizado através do American Way of Life naquilo em que ele se apresenta como arte impressa voltada ao consumo. Neste sentido, o percurso realizado aqui parte de um detalhamento de um dos ícones da arte para consumo: as pin-ups. A estética pin-up invoca uma circularidade de ideias e é expressão contundente da Pop Art. No Brasil, ela tem sido bastante visível em nosso cotidiano, sobretudo na última década. Um dos iniciadores dessa estética, tanto na publicidade quanto na arte em geral, foi Vicente Caruso (1912-1986). O artista, envolvido com arte clássica e/ou acadêmica, realizou também uma série de trabalhos voltados à arte publicitária, em especial à dedicada a uma caracterização de pin-ups à brasileira. Então, partindo da década de 1950, apresentamos uma problematização dessa arte impressa – pin-up – no que ela encerra de americanização vivida e experimentada no Brasil, e relacionamos à obra de Vicente Caruso.
Palavras-chave: Americanização; Pin-ups; Consumo; Arte; Vicente Caruso.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Scherer, J. (2023). PIN-UPS À BRASILEIRA: Americanização, consumo e arte na obra de Vicente Caruso (São Paulo, 1950-1986). Boletim Historiar, 10(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/20143