A interface Currículo e “Ensino de” História: sentidos de currículo mobilizados na ANPUH (2011) e no Perspectivas do Ensino de História (2012)
Resumo
Recebido: 29/04/2014
Aprovado: 03/05/2014
Publicado: 30/06/2014
O presente trabalho tem por objetivo investigar os sentidos de Currículo que vêm sendo mobilizados nas produções acadêmicas que fazem a interface deste campo do conhecimento com o Ensino de História. Partimos do pressuposto de que o “ensino de” constitui-se como zona de fronteira e que possui uma especificidade epistemológica que permite diálogos promissores com o campo do Currículo. Dessa forma, privilegiamos e assumimos como recorte as primeiras produções publicadas na segunda década do século XXI que tenham sido apresentadas em eventos acadêmicos da área de História (ANPUH, 2011) e do Ensino de História (Perspectivas EH, 2012) que intencionem estabelecer relações com temáticas ligadas ao Currículo. Nesse sentido, sublinhamos a importância de LOPES & MACEDO e FERREIRA, GABRIEL & MONTEIRO como referenciais teóricos principais para a observação das teorizações curriculares que circulam e se fixam nas produções acadêmicas em ensino daquela área disciplinar.
Palavras-chave: Currículo, Ensino de História, ANPUH, Perspectivas EH.