A interface Currículo e “Ensino de” História: sentidos de currículo mobilizados na ANPUH (2011) e no Perspectivas do Ensino de História (2012)

Autores

  • Marcella Albaine
  • Marcus Martins

Resumo

Recebido: 29/04/2014

Aprovado: 03/05/2014

Publicado: 30/06/2014

 

O presente trabalho tem por objetivo investigar os sentidos de Currículo que vêm sendo mobilizados nas produções acadêmicas que fazem a interface deste campo do conhecimento com o Ensino de História. Partimos do pressuposto de que o “ensino de” constitui-se como zona de fronteira e que possui uma especificidade epistemológica que permite diálogos promissores com o campo do Currículo. Dessa forma, privilegiamos e assumimos como recorte as primeiras produções publicadas na segunda década do século XXI que tenham sido apresentadas em eventos acadêmicos da área de História (ANPUH, 2011) e do Ensino de História (Perspectivas EH, 2012) que intencionem estabelecer relações com temáticas ligadas ao Currículo. Nesse sentido, sublinhamos a importância de LOPES & MACEDO e FERREIRA, GABRIEL & MONTEIRO como referenciais teóricos principais para a observação das teorizações curriculares que circulam e se fixam nas produções acadêmicas em ensino daquela área disciplinar.

 

Palavras-chave: Currículo, Ensino de História, ANPUH, Perspectivas EH.

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Publicado

2014-07-03

Como Citar

Albaine, M., & Martins, M. (2014). A interface Currículo e “Ensino de” História: sentidos de currículo mobilizados na ANPUH (2011) e no Perspectivas do Ensino de História (2012). Boletim Historiar, (3). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/2558

Edição

Seção

Artigos