Construção de uma escala para avaliar liderança em residentes universitários

Autores

  • Carla Regina Santos Almeida
  • Zenith Nara Costa Delabrida

Resumo

Recebido: 04/05/2014

Aprovado: 01/06/2014

Publicado: 30/08/2014

 

A passagem do Ensino Médio para o Superior exige um processo de adaptação. As dificuldades são maiores quando o indivíduo tem de conviver com sete ou oito pessoas inicialmente desconhecidas, com hábitos diversos, situação vivenciada pelos residentes do programa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Por constituir um ambiente social, podemos encontrar, nas residências universitárias, liderança. Esta é entendida como o processo de influenciar as atividades de um ou mais indivíduos para a consecução de um objetivo em uma dada situação. Assim, objetivou-se mensurar este fenômeno entre residentes universitários. Para tanto, foi elaborada uma escala, abordando aspectos como a maneira com a qual são tomadas decisões e o relacionamento entre líderes formais e demais residentes. As análises apontam uma predominância do apoio socioemocional, além de uma mudança de postura ao longo do tempo. Espera-se que a melhor compreensão de tal dinâmica possa melhorar a interação entre os residentes.

Palavras-chave: Líder, Residências Universitárias, Gerenciamento


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Publicado

2014-09-04

Como Citar

Almeida, C. R. S., & Delabrida, Z. N. C. (2014). Construção de uma escala para avaliar liderança em residentes universitários. Boletim Historiar, (4). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/2900

Edição

Seção

Artigos