Música, neofascismos e a Nova História Política: Uma análise sobre a presença do Hate Rock no Brasil (1990-2010)

Autores

  • Pedro Carvalho Oliveira

Resumo

Recebido: 07/11/2014

Aprovado: 25/11/2014

Publicado: 30/12/2014

 

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de analisar a presença dos fascismos no Brasil entre os anos de 1990 e 2010, atentando para as suas características específicas diante de um contexto sócio-político específico. Observaremos como neste período de 20 anos, alguns discursos representativos dos fascismos atuais se adaptaram ao cenário brasileiro e suas transformações. Para tanto, utilizaremos o Hate Rock como lugar capaz de nos fornecer as fontes necessárias à análise proposta. Este gênero musical cumpre a função de difusor de discursos fascistas no tempo presente, constituindo-se em um mecanismo de ação política entre os movimentos adeptos destas ideologias. Perceberemos isto por meio da leitura das letras de quatro diferentes bandas: “Brigada NS” (São Paulo) e “Defesa Armada” (São Paulo), “Comando Blindado” (Rio Grande do Sul) e “Bandeira de Combate” (Bahia). Mostraremos como esta análise, apesar de adotar um objeto menos convencional, necessita de suportes considerados mais tradicionais a fim de dar profundidade às nossas conclusões.

 

Palavras chave: Hate Music, neofascismos, Nova História Política.

 


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Publicado

2014-12-31

Como Citar

Oliveira, P. C. (2014). Música, neofascismos e a Nova História Política: Uma análise sobre a presença do Hate Rock no Brasil (1990-2010). Boletim Historiar, (6). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/3286

Edição

Seção

Artigos