Das canções do circo-teatro às novas mídias: uma breve análise das canções propagadas por palhaços cantores a partir de meados do século XX
Resumo
Recebido: 26/01/2015
Aprovado: 25/02/2015
Publicado: 28/02/2015
Esse artigo busca compreender a construção musical realizada nos circos brasileiros durante o início do século XX até a proliferação da indústria cultural que se dá com maior intensidade a partir da década de 1950, com a maior difusão da televisão, rádio, cinema e da indústria fonográfica. Os palhaços destacam-se como cantores, dentre eles Benjamin de Oliveira e Eduardo Sebastião das Neves no início do século XX e Carequinha na década de 1950. A representação de suas carreiras juntamente com suas obras e performances serão problematizadas. Percebe-se que a canção esteve presente na construção da história do circo por meio das apresentações de circo-teatro, modificando-se e adaptando-se de acordo com a performance de quem as cantava.
Palavras-chave: Canção. Palhaço. Circo. Performance.