Das canções do circo-teatro às novas mídias: uma breve análise das canções propagadas por palhaços cantores a partir de meados do século XX

Autores

  • Diogo Zomer Perin

Resumo

Recebido: 26/01/2015

Aprovado: 25/02/2015

Publicado: 28/02/2015

 

Esse artigo busca compreender a construção musical realizada nos circos brasileiros durante o início do século XX até a proliferação da indústria cultural que se dá com maior intensidade a partir da década de 1950, com a maior difusão da televisão, rádio, cinema e da indústria fonográfica. Os palhaços destacam-se como cantores, dentre eles Benjamin de Oliveira e Eduardo Sebastião das Neves no início do século XX e Carequinha na década de 1950. A representação de suas carreiras juntamente com suas obras e performances serão problematizadas. Percebe-se que a canção esteve presente na construção da história do circo por meio das apresentações de circo-teatro, modificando-se e adaptando-se de acordo com a performance de quem as cantava.

 

Palavras-chave: Canção. Palhaço. Circo. Performance.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Perin, D. Z. (2015). Das canções do circo-teatro às novas mídias: uma breve análise das canções propagadas por palhaços cantores a partir de meados do século XX. Boletim Historiar, (7). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/3476

Edição

Seção

Artigos