Capoeira: Pesquisa e Ensino

Autores

  • Jefferson Pereira da Silva

Resumo

Recebido: 04/04/2015

Aprovado: 27/04/2015

Publicado: 30/04/2015

Apresentamos o relato de uma atividade desenvolvida pelo PIBID-História-UFRN no ano de 2013, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) na UFRN-Natal. O evento teve como temática anual, “Educação e Esporte”, assim, escolhemos como objeto de estudo a Capoeira. Nossa finalidade foi historicizar a trajetória da Capoeira no cenário brasileiro - do Império até início do século XXI - e entendermos sua relação com os debates, conflitos e disputas que fizeram parte do processo de construção da identidade nacional em diferentes contextos. Produzimos um texto geral exposto em formato de banner, contextualizando a Capoeira nas diversas épocas. E confeccionamos um jogo didático, objetivando articular imagens e trechos correspondentes a cada período histórico em que a prática da Capoeira era retratada, possibilitando aferir se o conteúdo exposto foi assimilado. É sobre o processo de elaboração e produção destes materiais, bem como dos resultados obtidos que este artigo se detém.

Palavras-chave: Cultura, Identidade, Ensino.

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

da Silva, J. P. (2015). Capoeira: Pesquisa e Ensino. Boletim Historiar, (8). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/3713

Edição

Seção

Artigos