Notas iniciais sobre Robert King Hall e as missões culturais norte-americanas no Brasil (1940 – 1950)
Resumo
Recebido: 01/06/2015
Aprovado: 25/07/2015
Publicado: 30/08/2015
Este trabalho pretende analisar a atuação do pesquisador norte-americano Robert King Hall, especialista em Educação Comparada, no Brasil entre as décadas de 1940 e 1950. Hall era professor do King’s College, da Universidade de Columbia, e foi enviado a diversos países em missões culturais, representando o governo dos EUA. No final dos anos 1940 colaborou com o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) no projeto modelo para criação de escolas rurais. Utiliza-se como fontes, jornais da época e os textos produzidos por Hall em português. Embora as visitas deste professor ao Brasil tenham sido amplamente divulgadas na época, a sua atuação no país ainda não foi pesquisada e discutida. Estudando estas viagens dentro do contexto de colaboração entre os governos norte-americano e brasileiro no Pós-Segunda Guerra, com a vinda de intelectuais estadunidenses ao Brasil, pode-se observar como tal pesquisador se manifestava em relação à situação educacional brasileira.
Palavras-chave: Educação Brasileira; Guerra Fria; Missões Culturais.