Primeira Guerra Mundial: Propaganda, Imprensa e Cultura Visual

Autores

  • Fernanda Bana Arouca Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Recebido: 01/11/2016   

Aprovado: 03/12/2016

Publicado: 30/12/2016


Parte importante do processo de identificação e desumanização do inimigo em tempos de guerra, o uso de imagens, seja ele em revistas, livros de fotografias ou cartões-postais, levou nações beligerantes durante a Primeira Guerra Mundial a acusar-se mutuamente de estupro, sadismo e até canibalismo, assim como utilizaram ilustrações apropriadas para reforçar sua visão de mundo.  Contudo, foi também um conflito de interesses entre o exército e a imprensa. Ao limitar as informações sobre os conflitos bélicos que poderiam ser publicados, se poderia modelar a opinião pública, o que pode ser caracterizado como um tipo de censura. Este trabalho visa fazer um levantamento sobre os principais pontos referentes à imprensa, propaganda e cultura visual durante os anos de 1914-1918.

 

Palavras-chave: Cultura Visual; Imprensa; Primeira Guerra Mundial; Propaganda

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Arouca, F. B. (2016). Primeira Guerra Mundial: Propaganda, Imprensa e Cultura Visual. Boletim Historiar, (17). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/5956