Identidade Nacional e Educação A memória histórica angolana nos livros didáticos de história

Autores

  • João Paulo Henrique Pinto

Resumo

Recebido: 01/11/2016   

Aprovado: 03/12/2016

Publicado: 30/03/2017


Partindo da ideia de que as memórias sobre o passado nacional são elementos importantes da criação de uma identidade nacional, busca-se compreender neste artigo a construção e a divulgação de uma memória histórica oficial de Angola. Para tanto, é necessário compreender o momento em que esta memória histórica foi construída e quais eram as intenções do Estado angolano ao fazê-lo, pois sabe-se que a memória é um discurso sobre o passado construído a partir do diálogo entre passado, presente e futuro. São analisados, portanto, dois livros didáticos de história utilizados no sistema educacional angolano após a independência, uma vez que entende-se aqui que um dos veículos mais importantes de transmissão da memória histórica é o ensino de história nas escolas angolanas.

 

Palavras-chave: memória histórica; identidade nacional; livros didáticos; Angola; Homem Novo. 


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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Pinto, J. P. H. (2017). Identidade Nacional e Educação A memória histórica angolana nos livros didáticos de história. Boletim Historiar, (18). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/6402