Canções de texto e contexto na “Nueva Canción” latino-americana

Autores

  • Israel Aquino
  • Vanessa Voltaire

Resumo

Recebido: 10/02/2017     

Aprovado:  02/05/2017

Publicado: 30/06/2017


Este artigo é fruto de um trabalho de pesquisa que se dedicou a estudar o surgimento e desenvolvimento, na América Latina, de diferentes movimentos artísticos ligados, por um lado, ao resgate da cultura popular e do folclore latino-americanos e, por outro, à militância política e social identificada com a valorização de populações marginalizadas. Estes movimentos agiram como contraponto à indústria cultural tradicional, aos movimentos do imperialismo e como uma tentativa de resistência aos governos de exceção civil-militares que então começavam a se instalar. Neste trabalho, buscamos identificar e estabelecer uma comparação do papel sociopolítico desempenhado por estes movimentos em dois países latino-americanos, Chile e Argentina, durante o período dos anos 60 e 70, procurando descrever brevemente suas origens, apontando seus principais expoentes e articulações sócio-políticas, até o momento de sua desarticulação, levada a cabo pelos governos de militares instalados nesses países.

Palavras-chave: Canção de protesto, Arte engajada, Nueva Canción.


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Publicado

2017-07-07

Como Citar

Aquino, I., & Voltaire, V. (2017). Canções de texto e contexto na “Nueva Canción” latino-americana. Boletim Historiar, (19). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/6700

Edição

Seção

Artigos