Canções de texto e contexto na “Nueva Canción” latino-americana
Resumo
Recebido: 10/02/2017
Aprovado: 02/05/2017
Publicado: 30/06/2017
Este artigo é fruto de um trabalho de pesquisa que se dedicou a estudar o surgimento e desenvolvimento, na América Latina, de diferentes movimentos artísticos ligados, por um lado, ao resgate da cultura popular e do folclore latino-americanos e, por outro, à militância política e social identificada com a valorização de populações marginalizadas. Estes movimentos agiram como contraponto à indústria cultural tradicional, aos movimentos do imperialismo e como uma tentativa de resistência aos governos de exceção civil-militares que então começavam a se instalar. Neste trabalho, buscamos identificar e estabelecer uma comparação do papel sociopolítico desempenhado por estes movimentos em dois países latino-americanos, Chile e Argentina, durante o período dos anos 60 e 70, procurando descrever brevemente suas origens, apontando seus principais expoentes e articulações sócio-políticas, até o momento de sua desarticulação, levada a cabo pelos governos de militares instalados nesses países.
Palavras-chave: Canção de protesto, Arte engajada, Nueva Canción.