GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS

Autores

  • Orlene Lúcia de Saboia Carvalho

Resumo

Este trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais.

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Como Citar

CARVALHO, Orlene Lúcia de Saboia. GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 16, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005. Acesso em: 13 nov. 2024.