GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS

Autores/as

  • Orlene Lúcia de Saboia Carvalho

Resumen

Este trabalho tem o propósito de discutir aspectos problemáticos dos glossários que acompanham alguns textos em livros didáticos de português do ensino fundamental. Eles se revelaram recurso ineficaz na aquisição e expansão lexical, uma vez que interferem de modo negativo na leitura e compreensão do texto ao anteciparem a seleção das palavras que necessitariam de explicação, além de serem excessivamente redutores em seu conteúdo e de apresentaram explicações muitas vezes inadequadas à faixa escolar a que se dirigem. Se, em lugar de oferecer glossários, o livro didático sugerisse uma consulta ao acervo de dicionários escolares disponível em sala de aula, os alunos poderiam ter acesso a informações variadas sobre a palavra procurada, com definições mais compreensíveis, além de poder selecionar, entre os encontrados no verbete, o significado que julgar o mais apropriado ao contexto sob análise, expandindo, de fato, seus conhecimentos lexicais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

CARVALHO, Orlene Lúcia de Saboia. GLOSSÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS E DICIONÁRIOS ESCOLARES: DA REDUÇÃO À EXPANSÃO LEXICAL NA COMPREENSÃO DE TEXTOS. Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura, São Cristóvão-SE, v. 16, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1005. Acesso em: 13 nov. 2024.