LEI 10.639/03: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISMO NO BRASIL

Autores

  • Tássia Fernanda de Oliveira Silva

Resumo

Com vistas às demandas que emergem por força da Lei Federal 10.639/03 e das Diretrizes Cirriculares Nacionais para a implementação dessa lei, este artigo discute e reivindica que as propostas de reparação à população negra, presentes nessas políticas de ações afirmativas, sejam efetivamente praticadas dentro das escolas, a partir da construção de um currículo que atenda a essas demandas. Para isso, além da Lei e das Diretrizes, discutimos a relação entre raça e educação. Ainda que as discussões das relações étnicoraciais sejam incloncusas, entendemos que as escolas, espaços privilegiados de poder, podem usar o seu poder de infuenciar a ordem do mundo e nos encorajar para agirmos contra discursos hegemônicos que querem dominar e silenciar os grupos étnicos racialmente minoritarizados.

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Como Citar

SILVA, Tássia Fernanda de Oliveira. LEI 10.639/03: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISMO NO BRASIL. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 16, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1010. Acesso em: 4 dez. 2024.