SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS

Autores

  • Sandro Alves
  • Doris Cristina

Resumo

A proposta deste trabalho é explicitar a construção dos espaços mentais, descrever os space builders, bem como as estratégias de polidez utilizadas no corpus estudado, tendo como moldura comunicativa (frames) as transcrições de gravações realizadas em tempo de interação real entre cadetes e instrutores no decurso de algumas aulas ministradas aos alunos do Curso Avançado (cadetes do segundo ano) pela cadeira de espanhol da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Além disso, busca-se relacionar as funções construídas no discurso por meio dos space builders e das estratégias de polidez à educação castrense. Delimitou-se a polidez dentro dos espaços de crença como o fenômeno a ser analisado já que esse tipo de espaço foi o de maior incidência. A articulação teórica básica para a composição desta investigação está centrada nas ideias de Salomão (2003), Chiavegatto (1998), Miranda (1999), Brown e Levinson (1987) e Gerhardt (2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALVES, Sandro; CRISTINA, Doris. SOCIOCOGNIÇÃO E INTERAÇÃO EM AULAS DE E/LE: UM ESTUDO NA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 10, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1234. Acesso em: 30 jun. 2024.