A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA

Autores

  • Katiana Almeida
  • Meiryele Paixão
  • Simone Mitma

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) ainda é um tipo de gênero pouco explorado em sala de aula, embora tenha um considerável valor discursivo, em vista da diversidade de temas que abordam. Apesar de já serem aceitas como objeto de leitura dentro e fora das escolas, as HQs ainda não foram de fato incorporadas ao elenco de textos com que a escola trabalha, por caracterizá-lo como um gênero de baixa qualidade textual. Diante disso, destacamos algumas considerações sobre as contribuições que esse tipo de gênero pode oferecer no contexto escolar, quando trabalhado adequadamente. Para isso, buscamos orientação teórica de alguns estudiosos ligados basicamente ao campo da linguística e do ensino. Metodologicamente, discutimos conceitos teóricos e práticos de gênero textual. Para aplicação e comprovação das teorias, utilizamos oito livros didáticos de português do 6º ano fundamental. O estudo desse corpus apontou uma deficiência na forma de se trabalhar as HQs nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALMEIDA, Katiana; PAIXÃO, Meiryele; MITMA, Simone. A INSTRUMENTALIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 10, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1244. Acesso em: 3 out. 2024.