LEITURA COMPARTILHADA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14174

Resumo

Enquanto paradigma de ensino de literatura, o letramento literário pressupõe que determinados princípios teóricos e metodológicos sejam observadas nas atividades pedagógicas. Nesse estudo, apresentamos a prática Leitura Compartilhada, uma sequência didática de leitura e escrita de textos em torno de obras literárias, que segue os princípios do letramento literário. Para tanto, além de apresentar e fundamentar os passos dessa prática de ensino, vamos dar um exemplo concreto de como ela pode ser desenvolvida em sala de aula a partir de uma oficina realizada com professores do ensino básico.

Palavras-chave: Letramento literário. Leitura literária. Leitura compartilhada. Ensino de literatura. Prática de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rildo Cosson, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Letras pela UFRGS e Educação pela UFMG; Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB; Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-2677-5149; ResearcherID: H-6621-2017; Scopus Author ID: 56351635600; E-mail: rcosson@gmail.com.

Referências

APPLEBEE, A. N. et al. Discussion based approaches to developing understanding: Classroom instruction and student performance in middle and high school English. American Educational Research Journal, n. 40, v. 3, p. 685-730, Autumn 2003. Disponível em: http://links.jstor.org/sici?sici=0002-8312%28200323%2940%3A3%3C685%3ADATDUC%3E2.0.CO%3B2-1. Acesso em: 10 fev. 2017.

BARIOS, A. L. Só de mim. Direitos autorais Diffuse Studios. Youtube, 2012a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DmkvkbqXY_Q Acesso em: 12 jun. 2013.

BARIOS, A. L. Só de mim: O meu contributo para o dia dos namorados. Blog. Doce para o meu doce, 2012b. Disponivel em: http://www.doceparaomeudoce.com/2012/02/so-de-mim-o-meu-contributo-para-o-dia.html Acesso em: 12 jun. 2013.

CAMPELLO, M. A mulher de ouro. In: CAMPELLO, M. Sons e outros frutos. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 1998.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R. Método com teoria: o ProfLetras e o letramento literário. In: MACIEL, R. F. e SANTOS, L. I. S. (Org.). Formação e prática docente em língua portuguesa e literatura. 1ed.Campinas: Pontes, 2019, v. 1, p. 23-40.

COSSON, R. e FIDÉLIS, A. C. E. S. Os (des)caminhos da literatura no ensino médio. In: MARTINI, M. et al. (Orgs.). Literatura na escola: teoria, prática e (in)disciplina. 1ed. Santa Maria, RS: UFSM, PPGL-Editores, 2016.

DALLA-BONA, E. M., e MARTINS, M. R. Desafios na formação do licenciando em Letras como leitor e a sua atuação na educação básica. Revista Desenredo, v. 12, n. 2, p. 353-375, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rdes.v12i2.6744 Acesso em: 05 maio 2018.

FIGURINHAS Amar é. Blog. Disponível em: http://figurinhas-amar-e.blogspot.com/2011/06/figurinhas-amar-e.html Acesso em: 17 fev. 2017.

GABRIELSEN, I. L. et al. The role of literature in the classroom. How and for what purposes do teachers in lower secondary school use literary texts? L1-Educational Studies in Language and Literature, v. 19, p. 1-32, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2019.19.01.13 Acesso em: 02 mar. 2020.

LIMA Jr., J. Amar é... Design Innova. Blog. 18 de outubro de 2014. Disponível em: https://designinnova.blogspot.com/2014/10/amar-e.html Acesso em: 17 fev. 2017.

OLIVEIRA, H. F. Indivíduos do sexo masculino no curso de letras: performances discursivas, gênero e profissão docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 552-569, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300552&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 18 abril 2019.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 1, p. 47-62, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37417104.pdf Acesso em: 10 jun. 2010.

PRADO COELHO, J. Como ensinar literatura. In: PRADO COELHO, J. Ao contrário de Penélope. Venda Nova: Bertrand Editora, 1976.

PRECIOSO, A. L. e SILVA, R. R. Avanços e processos do ensino de literatura: práticas interventivas do Profletras. Revista Cerrados, v. 25, n. 42, p. 267-282, 2016. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/267-282/pdf Acesso em: 15 maio 2018.

RESENDE, N. L. O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas de leituras contemporâneas. In: Literatura, crítica, leitura. Anais do SILEL, v. 1. Uberlândia: EDUFU, 2009. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wpontent/uploads/2014/04/silel2009_gt_lt01_artigo_8.pdf Acesso em: 11 jun. 2018.

RESENDE, N. L. O ensino da literatura e a leitura literária. In: RESENDE, N. L. et al. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

ZILBERMAN, R. O papel da literatura na escola. Via atlântica, n 14, p. 11-22, dez. 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em: 21 set. 2010.

Publicado

2020-07-31

Como Citar

COSSON, Rildo. LEITURA COMPARTILHADA: UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 33, n. 1, p. 13–29, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v33i1.14174. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14174. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Leituras literárias compartilhadas