PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v34i1.14978

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor um modelo de leitura de textos literários fundamentado na ideia de que estes apresentam potencialidades epistemológicas, compreendidas como dimensões ensináveis. Essas correspondem a conteúdos sedimentados na forma estética da obra de arte literária e que são passíveis de serem ensinados em situações pedagogicamente orientadas por um mediador de leitura. Para tanto, abordamos considerações de Schneuwly (2004) e Schneuwly & Dolz (2010)  sobre gêneros e Cosson (2014) acerca de letramento literário, além de estabelecermos categorias como macro e microdimensões de conteúdo e propormos um modelo de aula de leitura de base temática, que parte da leitura imanente para a identificação, e posterior reflexão, do caráter epistêmico do fenômeno literário. Concluímos que, ao considerarmos o texto como produtor de conhecimentos, concebemos os gêneros discursivos literários como unidades de ensino a serem exploradas em suas macro e microdimensões.

PALAVRAS-CHAVES: Análise. Leitura. Modelos. Textos literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Maria Forte Diogo, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutora em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; professora do curso de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM – da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UECE.

Referências

ASSIS, M. Pai contra Mãe. In: ASSIS, M. Contos. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008. p.670-677.

BARROS, M. Livro sobre nada. 3. ed. São Paulo: Record, 1996.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014.

DELEUZE, G. Crítica e clínica. Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed.34, 1997.

DURÃO, F. A. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. 1. ed. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 21-39.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. 2. ed. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 61-78.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Publicado

2020-10-28

Como Citar

DIOGO, Sarah Maria Forte. PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 34, n. 1, p. 227–244, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v34i1.14978. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14978. Acesso em: 1 jul. 2024.