PRÁTICAS DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO E DIMENSÕES INTERDISCIPLINARES
DOI:
https://doi.org/10.47250/intrell.v34i1.14978Resumo
Este artigo tem por objetivo propor um modelo de leitura de textos literários fundamentado na ideia de que estes apresentam potencialidades epistemológicas, compreendidas como dimensões ensináveis. Essas correspondem a conteúdos sedimentados na forma estética da obra de arte literária e que são passíveis de serem ensinados em situações pedagogicamente orientadas por um mediador de leitura. Para tanto, abordamos considerações de Schneuwly (2004) e Schneuwly & Dolz (2010) sobre gêneros e Cosson (2014) acerca de letramento literário, além de estabelecermos categorias como macro e microdimensões de conteúdo e propormos um modelo de aula de leitura de base temática, que parte da leitura imanente para a identificação, e posterior reflexão, do caráter epistêmico do fenômeno literário. Concluímos que, ao considerarmos o texto como produtor de conhecimentos, concebemos os gêneros discursivos literários como unidades de ensino a serem exploradas em suas macro e microdimensões.
PALAVRAS-CHAVES: Análise. Leitura. Modelos. Textos literários.
Downloads
Referências
ASSIS, M. Pai contra Mãe. In: ASSIS, M. Contos. Belo Horizonte: Itatiaia, 2008. p.670-677.
BARROS, M. Livro sobre nada. 3. ed. São Paulo: Record, 1996.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 4. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014.
DELEUZE, G. Crítica e clínica. Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed.34, 1997.
DURÃO, F. A. Metodologia de pesquisa em literatura. São Paulo: Parábola, 2020.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. 1. ed. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 21-39.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. 2. ed. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 61-78.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.